Dia 21 Março! Mais um dos Grandes!!! ;)

Viva a Lagoa! ;)

Hoje foi mais um dia memorável na Lagoa de Albufeira.
Os presentes foram: Nuno Moreira, André Bessa, Daniela, Carlos Conde, Carlos Finas, Paulo Reis, André Simão e Benjamim.

Começando pelos pros:

Paulo Reis em Grande! Já navega para os dois lados com bastante controlo. Já encaixa a posição em cima da prancha perfeitamente bem e já passou para a fase de entrar em over-power! Agora em vez de se preocupar em acelerar em cima da prancha tem de se preocupar em encaixar a posição certa para travar, quando o kite puxa demais.

Para resolver esta situação de over-power:
Se o kite se encontrar abaixo dos 45 graus, deve-se mantê-lo onde está, cravando com a máxima força o calcanhar do pé de trás, se mesmo assim a velocidade não reduz deve-se pôr o rabo dentro de água para fazer resistência e travar.
Se o kite se encontra acima dos 45 graus a situação requer mais perícia por parte do rider, porque a força vertical que o kite exerce é maior que a força horizontal, o que significa que é mais difícil cravar a prancha e simultaneamente mais difícil travar. Neste caso o que se deve fazer é baixar devagar o kite para pô-lo abaixo dos 45 graus para se poder cravar os calcanhares, se não se consegue baixar o kite, flecte-se as pernas e deixamos o rabo travar, mesmo que essa manobra (flectirmos as pernas) obrigue a tirarmos a prancha da água.
No futuro, existem outras maneiras de não entrar em over-power mas requerem que o rider saiba andar em Fakie.

O Finoty e o Benjamim também estão em grande! Domínio muito bom do kite, embora também precisem de controlar mais a situação descrita em cima.

O Nuno Moreira já não navegava desde Agosto do 2007!!! Não se esqueceu de nada e aguentou 20 nós com uma North Rhino 12 que não é brincadeira!

O André Bessa está quase lá! Faltou apenas encaixar melhor a posição certa. O domínio do kite está óptimo! Quando vai para cima da prancha tem de esticar mais a perna da frente para a agua poder fluir pela parte de trás da mesma. É só isso! De resto está impek!

A Daniela está prontíssima para ir para a fase do Water-start! Se não deixas cair a asa na água tens de fazê-lo de propósito para treinares a técnica. Com a tua garra vais longe! ;)

O Carlos Conde também vai para o nível III na próxima aula. O body drag está muito bem controlado. O relançamento do kite da água está Bom!

O André vai começar na próxima aula com o nível II. Já tem o kite bem controlado e a sua leitura do kite no relançamento em terra também está bastante boa.




Obrigado Paulo ;)
A 1ª metade do video (aulas) e a 2ª metade (ride no fim do dia! ;) Maravilha de vento!!!